Sete Universos Ambiental

 








BAMBI

Em meio à 2ª Grande Guerra Mundial, Walt Disney lançava um de seus maiores filmes, BAMBI de 1942.
Escrito por Felix Salten em 1923, BAMBI surgiu em uma viagem que o autor fez pelos Alpes, onde se encantou pela vida selvagem do lugar.
O livro foi publicado em Viena em 1926 e traduzido para o inglês dois anos mais tarde. O livro de Salten foi apresentado à Walt por um de seus animadores, Maurice Day. Walt pretendia fazer a premiere do filme na cidade natal de Day, como forma de agradecimento, porém, o estado da cidade de Maine contestou, com medo de uma represália partindo dos caçadores da cidade.
Bambi é um filme que mostra o lado dos animais das florestas e como o homem é infelizmente o único perturbador de todo um sistema organizado pela natureza. Sua presença atemoriza e causa destruição.
A arte de BAMBI é algo muito bonito de se ver, principalmente pelas florestas que parecem ter saído diretamente de uma obra de arte. Os backgrounds foram todos produzidos por Tyrus Wong, um pintor de paisagens chinês que foi para os EUA ainda criança.
Bambi é um filme para ser assistido com toda a família. Ele desperta o amor e a vontade de defender a floresta e seus animais.








Benji - Um Cão Desafia A Selva (Benji, The Hunted)

Levado pelas águas do mar até uma perigosa floresta, Benji encontra quatro filhotes de puma, que perderam a mãe. Para defender os bichinhos dos animais ferozes será preciso arranjar-lhes uma nova mãe. Uma tarefa que exigirá muito de Benji.








Camelos Também Choram (The Story of the Weeping Camel)

Primavera no deserto de Gobi, Sul da Mongólia. Uma família de pastores nômades assiste ao nascimento de uma manada de filhotes de camelo.
Uma das camelas tem grande dificuldade no parto, mas, com a ajuda da família, dá a luz a um raro filhote albino.
Apesar dos esforços dos pastores, a mãe rejeita o filhote recém-nascido, recusando-se, friamente, a amamentá-lo e a lhe dar o amor materno.
Quando todas as esperanças para o pequeno filhote parecem ter desaparecido, os nômades enviam dois jovens em uma jornada através do deserto em busca de um músico...
Finalmente, o violinista chega ao acampamento e segue-se um belo e comovente ritual.
O som de um violino arcaico, cujas cordas são feita de crina de cavalo, e o canto melódico de uma das mulheres do local, mexem com o coração da mamãe-camela.
Quando seu filhote é, novamente, levado a ela, ela chora e, finalmente, aceita-o, dando-lhe o leite que precisa para sobreviver.








CANINOS BRANCOS

Primorosa adaptação de Jack London, uma obra literária imortal. O órfão Jack Conroy (ETHAN HAWKE - Sociedade dos Poetas Mortos) vai para o Alasca em busca de uma mina de ouro deixada pelo pai. Nas terras geladas, trava uma amizade inusitada com um lobo a quem resolve batizar de Caninos Brancos. Eles crescem e amadurecem juntos e a vida faz de Jack um homem de coragem. Com uma fotografia belíssima, a fria paisagem nevada e seus animais solitários são apresentados num clima deslumbrante e inesquecível de rara emoção.








CANINOS BRANCOS 2 - A Lenda Do Lobo Branco

Uma antiga profecia indígena conduz Caninos Brancos e seu dono, Henry Casey (SCOTT BAIRSTOW) para a missão de salvar uma pacífica tribo. Mas quando Henry e sua companheira, uma bonita garota índia, são envolvidos nas garras do perigo, cabe a Caninos Brancos salvá-los e assim, cumprir a lenda. Um filme com a tradição Disney, que fala de uma antiga lenda numa terra de mistérios, com imagens fantásticas. Feito para todos aqueles que sentem falta de uma aventura selvagem.








DE VOLTA AO JARDIM SECRETO

Um internato é erguido no mesmo local em que se encontra um jardim cheio de magia. A garota órfã Lizzie Buscana (Camilla Belle) recebe a permissão de tomar conta desse espaço, que está totalmente abandonado. Aos poucos, Lizzie vai descobrir os segredos do jardim, levando-a a passar por experiências incríveis. Continuação da belíssima fantasia infantil O Jardim Secreto (1993).








ERA UMA VEZ DOIS IRMÃOS

Esta aventura familiar foi realizada e co-escrita pelo cineasta francês Jean-Jacques Annaud, o mesmo diretor de O Urso, e segue na mesma direção, tendo animais selvagens como figuras centrais da trama. Aqui, são dois tigres. Encontrados ainda jovens numa exótica floresta, eles são separados pelo destino. Um deles vai parar num circo, onde vive enjaulado e triste. O outro é criado com amor por um jovem e desenvolve um temperamento gentil. Mas este cai nas mãos de um homem cruel (interpretado por Guy Pearce, de A Máquina do Tempo), que resolve transformá-lo num animal de luta. Os dois irmãos, separados há tanto tempo, acabam se reencontrando e, mesmo não se reconhecendo, ambos terão que superar inimigos e obstáculos para que possam sobreviver livres.








BEETHOVEN, O MAGNÍFICO

Após escapar de um ladrão de cachorros, um são bernardo de 90 quilos acaba sendo adotado por uma família cujo pai não gosta muito da idéia. Dirigido por Brian Levant (Um Herói de Brinquedo) e com Charles Grodin, Bonnie Hunt, Stanley Tucci e Oliver Platt no elenco. Acompanhe as aventuras desta família que se torna famosa pela defesa aos animais desprotegidos.








DUMA

Passado na África do Sul e inspirado em fatos verídicos, este filme é uma poderosa aventura sobre os laços de amizade que jamais serão quebrados entre um guepardo chamado Duma e Xan (Alex Michaeletos), um garoto que enfrenta uma verdadeira prova de amor quando tem que cruzar o sul da África para devolver seu melhor amigo ao seu verdadeiro lar, a natureza. Os atores Campbell Scott e Hope Davis interpretaram um casal no filme A Vida Secreta dos Dentistas (02). O diretor Carroll Ballard é especialista em belos e emocionantes filmes com animais, como O Corcel Negro (79), Os Lobos Nunca Choram (83) e Voando para Casa (96).








FANTASIA 2000

O filme reúne episódios novos e o ponto alto está na obra de Stravinski, a "Suíte do Pássaro de Fogo", uma visão de esperança. Ao ver a devastação no planeta provocado pelo homem o ente da natureza chora, mas recupera as esperanças e cobre mais uma vez toda a Terra de Verde, recupera as flores as pastagens e a alegria dos animais na floresta. Uma lição de amor e de que devemos proteger a natureza da devastação humana. A versão 2000 do clássico desenho da Disney, Fantasia,continua repleta de grandes momentos da música erudita, numa seleção irrepreensível.
1 - Symphony No.5
2 - Pines Of Rome
3 - Rhapsody In Blue
4 - Piano Concerto No.2
5 - Carnival Of The Animals
6 - The Sorceres Apprentice.
7 - Pomp And Circumstance, Marches
8 - a "Suíte do Pássaro de Fogo", de Stravinski, no grand finale, uma visão de esperança.







HAPPY FEET
Um jovem pingüim que apenas sabe dançar, deixando o canto um pouco de lado. O único problema reside no fato de que os pingüins precisam entoar melodias para conquistar seus pares. Além disso, a história também abordará uma diminuição no número de peixes, o que levará o curioso Mumble a tentar descobrir a razão de isso acontecer.















LASSIE
Decidida a tentar uma nova vida no campo, a família Turner deixa a cidade e vai para Virgínia. No meio da viagem aparece Lassie, uma collie que se salvou de um grande acidente, e que agora, depois de perder o dono, vê no pequeno e solitário Matt Turner (Thomas Guiry), um novo companheiro. Cenas como Lassie protegendo Matt de um lobo furioso, salvando-o de uma cachoeira perigosa ou tão somente se aconchegando a procura de carinho, deixa claro que muito mais que um garoto e seu cão, esse filme é a história de um menino e a collie mais extraordinária do mundo. Essa é uma emocionante versão atualizada de um dos cães mais lendários do século passado. Laura Tuner é vivida por Helen Slater. A atriz é irmã do ator e ex-namorado de Winona Ryder, Christian Slater. Elizabeth Taylor, assim como Matt Turner, já teve Lassie como sua melhor amiga nos anos 50, época em que Lassie tinha seriados na televisão e concorria com o cão não menos famoso Rin Tin Tin. Diretor:Daniel Petrie






MAR DE FOGO
Esta aventura livremente inspirada em fatos reais é o primeiro trabalho do agora astro Viggo Mortensen depois da trilogia O Senhor dos Anéis. Ele interpreta Frank T. Hopkins, um Cowboy que em 1890, abandona a cavalaria americana depois de testemunhar o massacre de índios inocentes e, desgostoso, passa a integrar o elenco fixo do Wild West Show, de Bufallo Bill. Reza a lenda, porém, que Hopkins é o melhor cavaleiro que os E.U.A. já viu. Como sua fama atravessou oceanos, ele é convidado por Riyadh (Omar Sharif , de O 13º Guerreiro) a participar de uma corrida secular, o Mar de Fogo, na qual os competidore precisam atravessar todo o deserto da Arábia Saudita. É um fato histórico, pois o evento até então era reservado exclusivamente a cavaleiros beduinos montando cavalos árabes puro-sangue. Hopkins leva consigo o seu alazão, Hidalgo, de sangue miscigenado e estatura física atarracada. Será um conflito de interesses, pois o Riyadh (Omar Sharif) é fascinado pela cultura do oeste americano, sua filha Jazira (Zuleikha Robinson) quer conquistar a independencia numa cultura machista conservadora, e a bela Anne Devenport (Loise Lombard, de Uma Questão de Família) de tudo fará para que seu pura-sangue saia vencedor. Com locações no Marrocos, esta obra mistura adrenalina e emoção para tratar da vitória do espírito humano, para elogiar a conquista de um lugar ao sol por parte dos Outsiders, personagens marginalizados pelo grande esquema das coisas. É um filme magnificamente fotografado. Frank T. Hopkins tornou-se defensor dos mustangs selvagens até sua morte, em 1951, aos 86 anos.








MEU MELHOR AMIGO

Ao se mudar com o pai para uma pequena cidade, uma menina abandonada pela mãe na infância tem dificuldades em arranjar amigos. Por isso, acaba afeiçoando-se a um cão abandonado, que adota para si. Essa paixão pelo animal irá transformar até mesmo sua difícil relação com o pai.








NAS MONTANHAS DOS GORILAS

A luta da antropóloga americana Dian Fossey para proteger uma espécie de gorilas ameaçados de extinção. Baseado em fatos reais.











O URSO
Poucos filmes consequiram captar tão bem a verdadeira essência da vida selvagem como O Urso de Jean Annaud. Foram quase quatro anos de filmagens, para obter o que o diretor cham de ponto de vista dos animais. O personagem central da história chama-se Youk, um precoce ursinho que, ao ficar órfão, tem de aprender a sobreviver num mundo hostil. Dois caçadores, Tom (Tchéky Karyo) e Bill (Jack Wallace), matam a mãe do pequeno Youk e fazem o animal suportar as agruras da floresta e a fazer face aos perigos que o rodeiam. Mas ele também encontra Kaar, um grande urso solitário que, contra todas as expectativas, ajuda Youk a enfrentar seus piores e mais mortíferos inimigos: os dois caçadores. O Urso ganhou o César de Melhor Filme Francês em 1988 e foi indicado para o Oscar® de Melhor Montagem








OS SEM FLORESTA

A primavera chegou — e quando Verne e seus amigos da floresta acordam de sua longa soneca de inverno, descobrem uma grande e verde cerca bem no meio de seu habitat natural. É aí que entra RJ, um guaxinim oportunista que explica que o mundo do outro lado da cerca é um lugar maravilhoso, onde criaturas peculiares, chamadas humanos, vivem para comer, em vez de comer para viver. Baseado em tirinhas de quadrinhos escritas por Michael Fry e ilustradas por T. Lewis.








OS HERÓIS DO PEDAÇO

Roy Eberhardt está se mudando novamente com a família - desta vez, saindo da montanha direto para a Flórida. Como era de se esperar, o garoto se torna vítima dos veteranos da nova escola, ganhando apelidos e tomando tapas no ônibus. Certo dia, pela janela, ele tem uma visão que vai mudar sua vida: um menino loiro e muito estranho, correndo descalço por ai. Intrigado, Roy começa a procurar pelo tal moleque - e aí descobre Beatrice, uma colega de classe cujo prazer é mostrar aos valentões a escola quem é que manda. Esse trio bem esquisito vai acabar se unindo, meia a contra-gosto, para salvar uma população de corujas ameaçadas de extinção e que transformou a vizinhança em seu novo lar. Definitivamente, Roy acaba de embarcar em uma aventura que vai deixar pra trás todas as lembranças que ele tinha de sua antiga casa, enfrentando empresários gananciosos, a polícia e políticos corruptos.








OS LOBOS NUNCA CHORAM

No Ártico, um jovem biólogo solitário estuda a vidas dos lobos. Ele enfrenta situações de muito perigo e acaba descobrindo com os lobos que o maior inimigo do homem é o próprio homem. Belas imagens do misterioso continente branco.










Quem Matou o Carro Elétrico?
(Who Killed the Electric Car?)

Em 1996 ele surgiu nas estradas da Califórnia. Era o carro mais rápido e mais eficiente já construído. Funcionava à eletricidade, não emitia poluentes e colocou a tecnologia americana no topo da indústria automotiva. Mas muita gente grande ficou realmente incomodada e esses carros foram destruídos. Especialistas, consumidores, ambientalistas, políticos, diretores envolvidos e até estrelas de cinema deram suas versões. Quem Matou o Carro Elétrico? é a verdadeira autópsia que revela os culpados deste crime contra a humanidade e a tecnologia.










RESGATE ABAIXO DE ZERO

Produção que se passa na inóspita e gelada Antártida e é baseada em uma história real, cheia de heroísmo e aventura. Tem como principal atração um time de oito cães treinados especialmente para enfrentar as condições mais adversas e ainda praticarem atos de salvação de quem está em perigo. É exatamente o que se vê nessa produção que traz o ator Paul Walker (de Velozes e Furiosos) e Jason Biggs (de Igual A Tudo Na Vida). Eles são, respectivamente, um guia e um cartógrafo que são obrigados a largar os oito cães que ficam presos depois de um pequeno acidente. Eles prometem voltar para resgatar seus amigos de quatro patas, porém uma grande tempestade se aproxima e a dificuldade para resgatar os cães só aumenta. Vendo-se sozinhos, eles usam toda a sua destreza e esperteza para sobreviver, enquanto Jerry tenta de todas as formas convocar uma missão especial para salvar os animais que ficaram presos. Assim, tanto humanos quanto cachorros embarcam nessa jornada, cada um a seu lado, cheia de aventura e dificuldades para sair dessa situação desastrosa com vida.








SPIRIT

Junte-se a Spirit, um corcel jovem e indomável, à medida que inicia uma espetacular aventura cheia de ações contra o impossível, tentando salvar sua terra natal e reconquistar sua liberdade. Na sua corajosa e fascinante jornada ao longo das majestosas terras selvagens da América, Spirit cultiva uma extraordinária amizade com um jovem índio Dakota, vence pela astúcia um exército e se apaixona por uma linda égua malhada chamada Rain.






TAINÁ - Uma Aventura na Amazônia

Uma pequena índia órfã que vive na Amazônia com seu avô enfrenta contrabandistas de animais, juntamente com um garoto que vive a contragosto na selva. Tainá (Eunice Baía), uma indiazinha de 8 anos, vive na Amazônia com seu velho e sábio avô Tigê, que lhe ensina as lendas e histórias de seu povo. Ao longo de aventuras cheias de peripécias, ela conhece o macaco Catu ao salvá-lo fas garras de Shoba, um traficante de animais. Perseguida pela quadrilha, ela foge e acaba conhecendo a bióloga Isabel e seu filho Joninho (Caio Romei), um menino de dez anos que mora a contragosto na selva. Depois de um desentendimento inicial, o garoto consegue superar os limites de menino da cidade e ajuda Tainá a enfrentar os contrabandistas, que vendem animais para pesquisas genéticas no exterior. Juntos, os dois aprendem a lidar com os valores destes dois mundos: o da selva e o da cidade.






TAINÁ 2

A seqüência Tainá 2 - A Aventura Continua segue a essência do primeiro filme, que mostra a indiazinha (vivida por Eunice Baía) lutando contra os mais atrapalhados vilões para preservar a natureza. Neste filme, é apresentada uma nova nativa, Catiti (Arilene Rodrigues). Além de proteger os animais, Tainá se torna amiga de Carlito (Vitor Morosini), garoto de cidade grande, filho do biólogo Gaspar (Kadu Moliterno, de Armação Ilimitada). Enquanto isso, o trio terá que lidar com uma dupla de bandidos que tenta aprisionar animais para vendê-los. Com uma bela mensagem ecológica e um carismático grupo de atores juvenis, Tainá 2 tem todos os ingredientes para conquistar crianças de todas as idades.






UMA AVENTURA NA AMÉRICA SELVAGEM

No verão de 1967, os irmãos Mark (Sawa), Marty (Bairstown) e Marshall (Thomas) ganham uma câmera de 16mm e começam a filmar a beleza natural que cerca a casa onde moram. Agora estes intrépidos viajantes irão aprender a confiar e depender uns dos outros à medida em que vão gravando suas arriscadas odisséias e coletando imagens nunca vistas antes de majestosos e poderosos animais em seus próprios territórios, em um dos mais importantes documentos da vida selvagem dos EUA. Jonathan Taylor (Tom e Huck), Thomas Devon Sawa (Gasparzinho) , e Scott Bairstow (Caninos Bancos 2: A Lenda do Lobo Branco), estrelam esta maravilhosa e verdadeira história sobre os irmãos Stouffer , três rapazes cujas férias de verão se tornaria uma aventura que duraria uma vida. É o verão de 1968 e Marty (Bairstow), Mark (Sawa) Marshall (Thomas) Stouffer tem uma idéia maluca. Fascinados pela natureza que os cerca, eles decidem cair na estrada com uma câmera 16mm nas mãos para capturarem a vida selvagem da América nunca vista antes, em seu próprio habitat. Agora estes três intrépidos viajantes irão aprender a depender uns dos outros à medida que eles vão gravando suas arriscadas odisséias e coletando imagens nunca antes vistas de majestosos, poderosos animais em seus próprios territórios.






UMA VERDADE INCONVENIENTE

A menos que diminuam as emissões de dióxido de carbono e outros gases, o aquecimento global causará uma mudança climática irreversível, que acabará com a vida como a conhecemos.

Esta é a mensagem do documentário, que inclui também exemplos preocupantes dos efeitos catastróficos do Aquecimento Global.

As rachaduras no Ártico, as geleiras que desaparecem provocando inundações e a previsão no desaparecimento das neves do Kilimanjaro.

O que realmente você sabe sobre Aquecimento Global?

Como esta nova realidade já afeta você?

Com Al Gore, dirigido por David Gugenheim



 

ACESSE O SITE E CONHEÇA O PROJETO DO GOVERNO DO DF


Filmes Ecológicos
HOME- RETORNE À PÁGINA PRINCIPAL